RCTV – Um amigo é para sempre?

junho 25, 2007 at 12:03 am (Uncategorized)

Por Maira Ritter e Vanessa Alves

O  fechamento da cadeia de televisão venezuelana, Rádio Caracas Televisión (RCTV) , pelo Presidente do País Hugo Chaves, ainda causa polêmica.

A opinião pública mostrou-se indignada com o autoritarismo de Chaves, que não renovou a concessão para veiculação em rede aberta da cadeia televisiva privada mais antiga do País ( 54 anos de trasmissões) , além de ser o canal de maior audiência .

O Presidente acusou a emissora de prejudicar o socialismo do Século XXI, além disto era elaa a  única que lhe fazia oposição. A comoção foi mundial, vários jornais, emissoras de TV,sites, blogs sairam em defesa da Venezuela e condenaram Hugo Cháves.

O repúdio, porém, não foi unânime . Muitos pesquisadores da história do País  e da comunicação social, além da maioria da população venezuelana, defendem que Chaves não é este nazista cruel que a mídia faz parecer aos nossos olhos.

Observando o acontecimento por outra ótica, passamos a entender mais como consequência a atitude tomada, praticamente um revanchismo mesmo, por parte de Chaves.

A confirmação de um hipótese a outra exigiria uma pesquisa mais ampla, que infelizmente não foi possível neste trabalho.

Deixamos com vocês, depoimentos de dois professores da UNISINOS, que viram os acontecimentos de uma maneira diferente da maior parte da população brasileira.

Entrevista Profº Marcus Vinícius Beber

Entrevista Profª Denise Cogo.

Deixe um comentário